
Bariloche, na região da Patagônia argentina, passou por uma modernização significativa em sua principal estação de esqui. Com um investimento de 40 milhões de dólares, o Cerro Catedral foi completamente renovado e se posiciona como uma referência internacional no turismo de inverno. Atualmente, a infraestrutura é compatível com os principais centros do hemisfério norte.
Novo teleférico e ampliação da capacidade
Entre os destaques da nova estrutura está o teleférico Cypress, de fabricação francesa. O equipamento é capaz de transportar até 3 mil esquiadores por hora a uma velocidade de 20 km/h. O sistema de elevação conta agora com 27 teleféricos, estrategicamente distribuídos para melhorar o deslocamento dos visitantes na estação.
Pistas reconfiguradas e neve garantida
As pistas foram reformuladas pela empresa italiana Proalpe, totalizando 58 trajetos com diferentes níveis de dificuldade, distribuídos em 200 hectares de área esquiável. O complexo agora oferece mais de 100 quilômetros de pistas marcadas. Para garantir a qualidade da neve, foi instalado um novo sistema de neve artificial, com 40 canhões TechnoAlpin e um reservatório com capacidade de 132 mil metros cúbicos de água.
Infraestrutura e segurança reforçadas
A modernização também incluiu melhorias em infraestrutura e segurança. O Cerro Catedral agora conta com redes elétricas subterrâneas, sistema de fibra óptica para monitoramento e novo abastecimento de combustível para as máquinas PistenBully. O sistema de controle de avalanches foi aprimorado com a tecnologia O’bellx, elevando os padrões de segurança da estação.
Reconhecimento do setor turístico
De acordo com Diego Pequin, diretor executivo da Emportur, os investimentos colocam o Cerro Catedral entre os centros de esqui mais avançados do mundo. “A modernização melhora significativamente a experiência dos visitantes e atrai mais turistas em busca de aventura, conforto e estrutura”, afirma.